Você está na mira do Google? Contas começam a ser excluídas

Atualmente, a empresa Google é uma das maiores do mundo e basta que o usuário tenha uma conta na plataforma que terá direito a acessar milhares de serviços, como e-mail, fotos, drive, YouTube, Maps e muito mais. Então, é fato que caso o usuário perda o acesso a conta, o prejuízo será enorme, entretanto, várias contas entraram na mira da empresa para ser inativada, saiba se a sua está no meio.

Saiba se você está na lista para ser excluído do Google | Imagem de 377053 por Pixabay

Todas as contas devem ser excluídas?

Para a felicidade dos usuários, não, apenas algumas contas que estão quase sendo excluídas, a saber, todas aquelas que estão inativas por um período superior a 24 meses. Elas, daqui um tempo, serão apagadas para sempre. Então, se o usuário tiver alguma conta nessa situação, precisa agir rápido.

Por mais que pareça raro, é mais frequente do que se pode imaginar, isto é, ter tantas contas inativas. Mas o que faz com que esse número seja tão grande, é o fato que vários usuários criaram a conta apenas para usar um aplicativo ou site e nunca mais ligaram para ela. 

O período de carência que os usuários terão é relativamente curto, pois a partir do mês de dezembro, irão começar os avisos, na caixa de email, caso a inatividade permaneça, infelizmente, o usuário irá perder a sua conta. Vale lembrar que contas de empresas, instituições e que possuem vínculo com o YouTube, serão mantidas.

Veja também: Não É Só Gmail Que Existe; Veja Como Trocar Por Outro

Como “salvar” sua conta Google?

O processo para recuperar a conta é bastante simples, basta efetuar login nela que pronto, não haverá riscos dela ser desativada por inatividade. Entretanto, pode ser que o usuário não se lembre da senha.

Para isso, ele terá que simular que irá efetuar login, todavia, em vez de ir em “continuar” escolha a opção “recuperar senha”, com isso, o Google irá enviar o procedimento para que você recupere ela.

Basicamente, será enviado um código de verificação, para o SMS ou e-mail informado no ato do cadastro, feito isso, basta inserir o código e pronto. Lembrando que ao recuperar a conta, será possível escolher se irá apagá-la ou continuar usando. 

Veja também: ESTE Recurso Sumiu De TODOS Os Celulares No Brasil E Ninguém Reparou

Tenha bastante atenção

Como informado, o prazo para realizar a recuperação da conta e não tê-la inativada é de até o dia 01 de dezembro, mas caso o usuário tenha alguma conta é interessante que ele realize o processo o quanto antes. 

Pois o que está em jogo vai bem além do que uma simples conta, mas sim, anos de informações e dados salvos, sejam no próprio Google ou em aplicativos de terceiros.

Vale lembrar que o Google só está fazendo isso para não sobrecarregar muito os seus servidores, já que cada conta ganha um certo espaço gratuito no drive, portanto, é interessante que não ocorra um sobrecarregamento.