DEMISSÃO por publicar FOTOS do trabalho nas redes sociais; o que pode ser feito

Torna-se cada vez mais comum o afastamento e até mesmo a demissão de funcionários por maus comportamentos dentro da empresa – entretanto, no âmbito virtual. Segundo informações da Data Lawyer Insights, somente no Brasil já existem mais de 150 processos judiciais envolvendo funcionários e redes sociais; isto porque em algum momento eles postaram alguma imagem, vídeo ou conteúdo dentro da empresa e acabou sendo visto com maus olhos. Qual será o limite dessas ações? Até onde é possível ir para não sofrer punições? Veja isso e muito mais logo abaixo e evite problemas judiciais em seu trabalho.

Carteira de trabalho
Cuidado com o que posta! Entenda sobre as demissões por postar conteúdos das empresas nas redes sociais | Foto: Jeane de Oliveira / Noticiadamanha.com.br

Não é permitido na maioria das empresas

  • Importante: De acordo com as leis brasileiras, a empresa não pode demitir qualquer funcionário pela sua posição política, publicações privadas ou gostos pessoais.

De acordo com dados obtidos da Survey Monkey, mais de 90% das pessoas não estão felizes em seu ambiente de trabalho – e com isso buscam maneiras de escapar dessas quatro linhas e as redes sociais tornaram-se excelentes escolhas para isso. Aplicativos como Instagram e TikTok, permitem a publicação de vídeos curtos e divertidos – muita das vezes usados por funcionários para mostrarem um pouco do seu trabalho de maneira engraçada e dinâmica.

Entrementes, isso não é permitido por algumas empresas pelos seguintes motivos. Em grande parte das companhias é proibido o uso de dispositivos celulares, principalmente em indústrias de ‘trabalho manual’ como é o caso da Grendene. Porém, o problema vai muito mais além… através desses vídeos muitas vezes os funcionários acabam expondo demais a empresa – e publicar conteúdo interno sem as devidas autorizações é plausível de demissão.

Visto que na maioria das vezes os processos judiciais deram-se em conta que o funcionário acabou expondo a empresa de maneira negativa – e com isso, as devidas precauções foram tomadas.

Leia mais: Cansado de levar MULTAS? Lei mudou e exige atualização dos motoristas

Posso ser demitido por justa causa por postar conteúdos nas redes sociais?

Sim! Caso os conteúdos publicados sejam dentro da empresa (e piora quando caracteriza a mesma) e sem as devidas autorizações dos órgãos responsáveis – o funcionário pode ser punido com o afastamento temporário e até mesmo a demissão; visto que na maioria das vezes acaba ferindo as cláusulas de ética e segredos industriais das respectivas empresas.

Entrementes, como não há nada especificado acerca dos limites nas redes sociais – é interessante que as empresas deixem bem claro o que pode e o que não pode ser feito dentro das quatro linhas do ambiente de trabalho – a fim de que as demais punições acabem sendo gradativas: mediante os protocolos adotados e caso haja o descumprimento de um deles, as devidas medidas aplicadas.

Leia mais: Você NÃO poderá ser DEMITIDO se estiver em alguma DESTAS situações!

O que fazer para evitar problemas?

O ideal é evitar postar ou publicar conteúdos dentro do ambiente de trabalho. Isto é, no caso de não haver a concordância entre o órgão gestão da empresa. Inclusive, porque o ambiente de trabalho necessita de foco e muita das vezes o uso do aparelho celular pode atrapalhar bastante isso. Entrementes, não divulgar imagens ou processos secretos que envolvem a empresa é até mesmo parte do código de ética – a fim de afastar os olhares da concorrência.

Sendo prudente então criar laços entre a gestão e os funcionários – estipulando deveres e regras que devem serem cumpridas – e na ausência disso as devidas punições serem aplicadas. Portanto, a dica é: evite expor a sua empresa nas redes sociais, porque na maioria das vezes não acaba tão bem assim.